Análise e composição da avifauna no Aeroporto Internacional de Parnaíba, Piauí

Cleiton Oliveira Cardoso, Antônio Gildo Soares dos Santos, Deimes do Nascimento Gomes, Antônio Alves Tavares, Anderson Guzzi

Resumo


O objetivo do presente estudo foi identificar e analisar a avifauna presente no Aeroporto Internacional de Parnaíba, no Estado do Piauí, e registrar possíveis acidentes envolvendo aves e aeronaves. Foram realizadas observações com auxílio de binóculos por meio de transectos com pontos de observação ao longo da extensão da pista. Foram calculadas a frequência de ocorrência (FO) e a abundância relativa para cada espécie registrada. Foram observados 41.590 registros de aves pertencentes a 82 espécies distribuídas em 35 famílias. As espécies mais frequentes na área de estudo foram Sturnella supercilliaris (99%), Anthus lutescens (95,4%), Coragyps atratus (94,9%), Pitangus sulphuratus (89,9%), Caracara plancus (83,9%), Athene cunicularia (83,9%), Crotophaga ani (79,8%), Vanellus chilensis (75,6%), Columba livia (75,6%), Columbina passerina (74,3%), Rostrhamus sociabilis (59,1%), Nothura maculosa (55,9%) e Heterospizias meridionalis (50%). As demais espécies apresentaram frequências inferiores a 10%, sendo consideradas espécies raras. Esses dados poderão contribuir para identificação e eliminação de áreas atrativas de avifauna.


Palavras-chave


Risco aviário; diversidade; Área de proteção ambiental; guildas; colisões.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Para visualisar/abrir os manuscritos da revista (arquivos PDF) é necessário o software Acrobat Reader. Se você não possui este software, clique aqui para fazer o download da versão atualizada, em português. O software é gratuito e de fácil utilização.

________________________________
Copyright © 2010-2015 CEMAVE/ICMBio.
OJS - Open Journal Systems customizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação/CEMAVE.
Utilizada a tradução do SEER-IBICT para o Português-Brasileiro.

(Recomendamos utilizar o Mozilla Firefox , Google Chrome e resolução mínima 1024 x 768 pixels)