Sepse em exemplar de Amazona rhodocorytha

Raquel Lemos Silva, Grazielle Cristina Garcia Soresini, Juliana Werner, Paula Beatriz Mangini, Valéria Natascha Teixeira

Resumo


O presente estudo relata um caso de  hepatite multifocal aguda de origem bacteriana, epicardite aguda e tromboembolia séptica em um exemplar de Amazona rhodocorytha com 25 anos de cativeiro e dieta à base de sementes, principalmente o girassol. Este manejo alimentar não contempla todas as necessidades nutricionais das aves e é prejudicial à saúde e à longevidade dos animais. Falhas dietéticas predispõem o desenvolvimento de doenças, como na infecção generalizada que resultou em óbito do paciente relatado. As aves sustentam quadros graves de desnutrição e infecção por tempos prolongados, o que torna o manejo em cativeiro de espécies ameaçadas um desafio.

 


Palavras-chave


ave; dieta; epicardite; hepatite bacteriana; tromboembolia séptica.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Para visualisar/abrir os manuscritos da revista (arquivos PDF) é necessário o software Acrobat Reader. Se você não possui este software, clique aqui para fazer o download da versão atualizada, em português. O software é gratuito e de fácil utilização.

________________________________
Copyright © 2010-2015 CEMAVE/ICMBio.
OJS - Open Journal Systems customizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação/CEMAVE.
Utilizada a tradução do SEER-IBICT para o Português-Brasileiro.

(Recomendamos utilizar o Mozilla Firefox , Google Chrome e resolução mínima 1024 x 768 pixels)