Análise comparativa das abundâncias de Formicivora rufa e Thamnophilus ambiguus em uma área de restinga no sudeste do Brasil

Vitor Araújo-Lima, Charles Duca

Resumo


RESUMO. Neste estudo avaliamos a abundância de Formicivora rufa e Thamnophilus ambiguus em uma área de restinga localizada no município de Guarapari, Espírito Santo. Os dados foram coletados através do método de censo por ponto e as abundâncias foram estimadas em relação a duas subáreas separadas por uma rodovia. A abundância de F. rufa foi significativamente maior que a de T. ambiguus. Houve diferença significativa na abundância de F. rufa entre as duas subáreas, mas esta diferença não foi significativa para T. ambiguus. Os resultados sugerem que F. rufa seja mais vulnerável a um provável isolamento provocado pela rodovia que separa as duas subáreas e que T. ambiguus seja mais vulnerável a qualidade de habitat nas duas subáreas amostradas.

Palavras-chave


choca-de-sooretama, demografia, impacto de estradas, Mata Atlântica, papa-formiga vermelho.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Para visualisar/abrir os manuscritos da revista (arquivos PDF) é necessário o software Acrobat Reader. Se você não possui este software, clique aqui para fazer o download da versão atualizada, em português. O software é gratuito e de fácil utilização.

________________________________
Copyright © 2010-2015 CEMAVE/ICMBio.
OJS - Open Journal Systems customizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação/CEMAVE.
Utilizada a tradução do SEER-IBICT para o Português-Brasileiro.

(Recomendamos utilizar o Mozilla Firefox , Google Chrome e resolução mínima 1024 x 768 pixels)